O que a saúde tem a ver com organização?
O que é ter uma vida saudável para você? A maioria das pessoas respondem: praticar atividade física, comer alimentos saudáveis, ter o controle das emoções…. É tudo isso mesmo, mas para tudo isso é preciso de organização da agenda, rotina, geladeira, despensa, cozinha… Eu poderia escrever um grande livro sobre isso, mas vou resumir nesse post, pois dificilmente uma pessoa sem agenda organizada encontraria tempo para ler um livro.
Uma pessoa desorganizada não é somente aquela que vive meio ao caos de um ambiente de acúmulo, sujeira e bagunça! Somos todos desorganizados, indisciplinados com nossa saúde quando por exemplo, não programamos nossos horários de refeições, não planejamos com antecedência o que vamos comer e onde comer, assim comemos o que surgir quando a fome aperta. Somos desorganizados quando nossa cozinha, despensa e geladeira refletem o caos de nossas escolhas alimentares, ou talvez os armários estejam vazios, mas a lista de pedidos do ifood é enorme, por ser uma opção mais cômoda e prazerosa.
Somos totalmente desorganizados quando não praticamos nenhuma atividade física por falta de planejamento do nosso tempo e rotina! Também somos desorganizados quando não organizamos nossa lista de compras e chegamos no supermercado com pressa e compramos o que encontramos pela frente, afinal temos pressa, pressa para quê? Temos pressa para comermos comida processada, deitarmos no sofá, não darmos atenção para as pessoas que amamos e claro, para passarmos horas assistindo stories de conteúdo inútil das redes sociais!
Nossa única atitude, na maioria das vezes é apenas consultar um profissional de nutrição, então voltamos para a casa com a dieta impressa nas nossas mãos, após alguns dias o papel é deixado de lado, esquecido, termina junto dos nossos arquivos pessoais, amassado, inutilizado. Então para justificarmos o fracasso da reeducação alimentar, usamos toda nossa criatividade para elaborarmos desculpas criativas: “a nutricionista não era boa como disseram, não tenho tempo para me exercitar, custa caro comer bem, não tenho tempo para seguir essa dieta”…
Segundo o médico MAGLIOCCA (2013), o grande problema que faz as pessoas sempre adiarem ou desistirem, no entanto, é focar somente no objetivo final – ou seja, se o resultado demorar, a pessoa acaba desmotivada. A falta de ação e de reflexão em como fazer acontecer algo, que não trará resultados imediatos, faz com que estejamos focados só no problema, assim permanecemos na zona de conforto, por ser mais confortável e fácil que organizar e executar um plano de ação!
Deixamos para depois o dia da transformação, esperamos o momento perfeito que nunca chegará e é assim, que deixamos os dias e os anos se passarem. Fato é que um dia “a conta chegará” e não é possível prever quando isso vai acontecer, mas é certo que vai chegar. Por isso melhor começarmos a nos organizar o quanto antes, garantindo saúde para os dias que virão. Todos nós desejamos, sonhamos com uma vida mais sadia e duradoura, por isso todo início de ano prometemos alcançar um estilo de vida melhor, no entanto não planejamos, fica apenas como uma ideia descrita perfeitamente na música de Lulu Santos “é uma ideia que existe na cabeça e não tem a menor pretensão de acontecer”! Será fraqueza?
Quando atendo um aluno(a) na terapia da organização, vejo que a maioria sabe exatamente o que precisa para uma vida mais saudável, porém não sabem planejar/inserir no dia a dia, portanto não executam. Esse é o fator que dificulta a criação da motivação necessária para que as impulsione para a ação, principalmente para quem já tentou várias vezes e não obteve resultado satisfatório, cria-se um bloqueio justificado por desculpas!
Quebrar o ciclo da zona de conforto e das desculpas criativas é um desafio, aliás são muitos desafios, mas está longe de ser impossível. Atualmente minha palestra mais vendida é “organize-se para uma vida saudável”, onde aponto estratégias eficazes como o uso de relógio de pulso e da agenda semanal para melhor administração do tempo. Recebo ótimos feed backs dos ouvintes, que relatam terem identificado na palestra o caminho para uma vida mais equilibrada!
Algumas pessoas acreditam que nasceram desorganizadas e por isso estão condenadas a viverem assim até o último dia de suas vidas, mas a organização não está relacionada somente com a personalidade e sim no esforço de conhecer um método e colocá-lo em prática. Após transformar a vida de mais de 500 mulheres através da Terapia da organização, afirmo ser essa a única diferença que explica porque algumas pessoas são organizadas, outras não. Inclusive você pode conhecer a história da Dani, que gravou seu depoimento após perder 7kg organizando a rotina comigo!
A maioria das pessoas precisa de direcionamento, assim como se busca um profissional de nutrição é necessário buscar orientação com um profissional da organização para organizar a rotina, abandonando o stress e o sedentarismo e passando a viver uma vida organizada com qualidade de vida e tempo para o autocuidado. O poder da organização é terapêutico, de transformação, renovação… É por isso que através da organização pessoal é totalmente possível viver uma vida melhor, afinal saúde é questão de organização, SIM!
Entre em contato comigo se você deseja levar essa palestra para sua empresa, motivando a sua equipe para essa transformação ou se deseja uma acompanhamento personalizado para se organizar e viver melhor!
Saiba mais com a Terapia da Organização®!
Visite minhas redes sociais: Linktree
Texto de @erikamezabarbaorganizer
Personal organizer ES
Vitória-ES
0 comentários