PERFECCIONISMO TÓXICO

A autocobrança pelo perfeccionismo pode ser tóxica e prejudicar muito a nossa vida! Super valorizamos o perfeccionismo para nos sentirmos aprovadas, admiradas e estamos sempre nos comparando com a prima, a vizinha, a amiga que parece dar conta de tudo e vive a vida perfeita. Quando buscamos a perfeição, inconscientemente procrastinamos tarefas simples, com a desculpa fantasiosa de que precisamos do momento perfeito para executarmos tal item da nossa lista, ou que precisaríamos de mais tempo. Por muitas vezes começamos a realizar, mas acharmos que não está bom o suficiente e abandonamos pela metade, já em outras situações executamos de maneira completa, mas achamos que poderia ficar melhor e não damos como resolvido, ficando a promessa de revisar ou enviar para um especialista.

O problema só se agrava, porque a vida não para de gerar novas demandas, afinal isso é viver a vida adulta. Viver é também ver a lista de pendências sempre crescer, o que para mulheres extremamente perfeccionistas é um grande desafio, pois até mesmo elaborar essa lista é desafiador. Muitas alimentam a expectativa de um aplicativo perfeito, um método encantado que possibilite que não esqueçam do que anotaram, onde ficou, soe alarmes… Quando um simples lápis e papel poderia resolver, então não adianta culpar a falta de ferramentas!

Quando o nível de perfeccionismo se agrava não aceitamos ajuda, pois acreditamos que somente nós sabemos fazer bem feito e se aceitamos ajuda, achamos que precisamos de supervisionar durante todo o tempo, então gastamos o mesmo tempo se desempenhassemos sozinha a tarefa delegada. E se resistirmos em não supervisionamos achamos que não ficou bom e refazemos as atividades terceirizadas, se não é possível refazer ficamos incomodadas com a sensação de que não foi executado com qualidade. O perfeccionismo então começa a se repetir (de modo cíclico): no trabalho, na família e na vida pessoal, trazendo angústia e sentimento de incapacidade perante a vida!

Atendo muitas mulheres que buscam mais equilíbrio na rotina, algumas assumem buscar o perfeccionismo em todas as situações (corriqueiras ou não), já vi casos em que elas descobriram o perfeccionismo como o vilão de seus projetos somente após sessões individuais comigo da #terapiadaorganizacao! Um exemplo que posso citar é de uma mentoranda que durante a análise de sua rotina, confessou em uma das sessões grande dificuldade de fazer resumos organizados do curso que estava fazendo, por isso havia parado com as aulas. Ao orientar essa mulher “incrível”, perguntei detalhes de como seria o resumo ideal e para minha surpresa ela descreveu com detalhes a formatação de um livro, com número e páginas e sumário! Ninguém precisa de um resumo tão bem formatado, mas insconcientemente essa era a desculpa que a deixava na zona de conforto e não precisar retomar as aulas do curso que fazia. Se libertar dessa cobrança desnecessária fez com que ela permitisse resolver também várias outras pendências de modo mais básico e simples, essa mudança foi transformadora e ela tornou-se uma mulher “incrivelmente organizada”.

É importante a reflexão de até que ponto a cobrança da perfeição deixa de ser saudável e causa danos: para nossa saúde mental, na agenda, na produtividade e principalmente nos nossos relacionamentos! Entender que a perfeição não é sempre necessária é o primeiro passo! Levar a vida com mais leveza é possível sim, exija menos de você e das pessoas a sua volta! Faça o que fizer bem feito, mas não se escravize por detalhes insignificantes que trazem mais danos que benefícios! Liberte-se do perfeccionismo e viva com mais leveza e tempo para você!

Abra mão da perfeição e planeje seu dia com tarefas possíveis e alcançaveis, utilize um planner semanal com horários para seu planejamento, você pode adquirir o planner semanal da #terapiadaorganizacao que indico para minhas alunas. Ele foi desenvolvido por mim, cabe em uma folha A4 ou A3 todos os dias da semana, você pode imprimir e preencher à mão, depois fotografar para consultar no celular!

Texto de @erikamezabarbaorganizer Personal organizer ES Vitória-ES

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descansar ou produzir?

Descansar ou produzir?

Saiba que você não está sozinha nesse dilema que acontece com nós mulheres com frequência, mas a boa notícia é que tem solução, uma solução individual, pois somos todas diferentes, mas a direção é uma só ORGANIZAÇÃO!

Aula gratuita

  terapia da organização

Inscreva-se no link abaixo, preenchendo o formulário corretamente você poderá ser selecionada para uma aula gratuita da Terapia da organização, onde aprenderá fazer uma autoavaliação de 360º da sua vida pessoal. Conhecerá quais as macro e micro áreas da sua vida estão desorganizadas e quais precisam de organização urgente!

×